Artes - O teatro de improviso na comunidade educativa
18 de março de 2022 - Escola Secundária de Infias
​
Dr. Paulo Lima - Indisciplinar a escola.
Dr. Fernando Silvestre - Palcos de aprendizagem.
Dr. Fabiano Silva - O teatro de improviso na comunidade educativa.
O teatro de improviso assume um cariz pedagógico desde do 1.º ciclo até ao secundário. A articulação com outras áreas vai desde a construção de instrumentos até à escrita de diários de improviso no uso da língua.
Dr. Paulo Lima
Paulo Lima é Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, na zona Norte, desde setembro do corrente ano letivo.
Na escola, desde 1994, para além de docente, exerceu diferentes cargos e funções. No âmbito da atividade cultural e artística da escola e na relação com a comunidade, destaca-se a sua participação e organização de um conjunto variado de espetáculos, de concertos, de projetos artísticos e de exposições. Desde 1999 que também se dedica à formação de docentes, assistentes operacionais e técnicos e encarregados de educação, sendo formador acreditado pelo CCPFC.
Dr. Fernando Silvestre Carvalho
Docente desde 1991. Fundador da tuna Camiliana, projeto de durou durante 7 anos e pela qual passaram mais de 40 alunos e professores pelo projeto.
Fundador do projeto teatral O andaime , que esteve em funções desde 2005 até 2019. Por este projeto passaram cerca de 200 alunos/atores. Em média faziam-se 50 performances por ano tendo a ter em cena 3 peças de teatro para as escolas. Participaram em vários festivais de teatro e passaram por grandes salas como Rivoli, Casa da Música do Porto e Casa das Artes.
Dr. Fabiano Silva
Fabiano Assis da Silva é professor e ator-músico. Artista residente no Agrupamento de Escolas de Infias, Vizela. Doutorando em Estudos Culturais e mestre em Comunicação, Arte e Cultura - ICS, UMinho. Graduado em Educação Artística com especialização em Artes Cênicas, FASC. É pesquisador em teatro na educação com foco no improviso teatral na comunidade educativa. Desenvolveu assessoria pedagógica em Arte na produção de material didático para editora FTD, Brasil. Fundador da Companhia Rodamoinho de teatro, há 21 anos em atuação. Apresentou-se em China, Itália, Paris, Portugal e Brasil.