top of page

3 de julho - Apresentação de recursos e debate

Diretores e lideranças das oito escolas associadas do Centro de Formação Martins Sarmento debatem dia 3 de julho as estratégias para a melhoria da escola pública e apresentam o livro “Trilhos para a mudança pedagógica” produzido com reflexões decorrentes de visitas de trabalho a quatro países europeus.

Desde os colégios Jesuítas, passando pelo ensino profissional dual Alemão e pela organização do sistema educativo inglês, culminando com o marcante sistema de ensino finlandês, este livro e o seminário recolhem testemunhos e fotos de estratégias na ótica de quem gere e dirige as escolas. Este foi ainda o mote para encetar visitas a escolas nacionais que marcam a diferença, como o Agrupamento de Escolas do Cristelo, onde o Dr.º Mário Rocha e a sua equipa estão a levar a autonomia a um nível da excelência, mas também a já reconhecidíssima Escola da Ponte. Os recursos serão disponibilizados em linha no sítio do projeto www.cercfms.wixsite.com/erasmuslideres.

Depois da sessão da manhã aberta a mais de 130 professores, seguir-se-á uma reunião de cerca de 50 professores de três escolas para finalizar um projeto de formação in loco “Residências pedagógicas: repensar o papel do professor” para refletir sobre o trabalho feito no âmbito da autonomia curricular e continuar a reflexão sobre a preparação do próximo ano letivo.

O projeto Erasmus+ nasce de um consórcio com a CIM do Ave que apoiou a candidatura, numa aproximação entre atores com responsabilidades na educação a nível regional, mas também no seguimento dos desafios do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

bottom of page